Tauari
Essa madeira é muito resistente, Após diversos testes laborais nas madeireiras mais complexas do mundo em termos de tecnologia este tipo de matéria-prima foi eleito como um dos campeões em resistência.
tem uma sensibilidade única ao corte com mais maciez, o que facilita na criação produtiva de tacos com diâmetros semelhantes para assoalhos completos. A tonalidade meio branca metade rosada é uma característica do alburno e cerne da madeira Tauari. Sem gosto ou cheiro, a superfície lisa fica reluzente após aplicação de verniz ou outros produtos para acabamentos.
Cambará
Além de sua resistência a água, esta madeira demonstra elevada resistência a cupins, vespas e algumas espécies de besouros.
Também conhecida como candeia, mandioqueira ou canela mandioca, trata-se de uma madeira muito resistentes a água, sendo assim frequentemente utilizada na construção de telhados.
Cumaru
É uma madeira difícil de ser trabalhada, mas esse esforço vale a pena, visto de ela ser excelente para acabamento, aceitando polimento, pintura, verniz e lustre.
Também conhecida como Cumaru-Ferro ou Ipê-Champagne, trata-se de uma madeira muito utilizada em pontes, postes, mourões, forros, lambris e entre uma grande variedade de opções.
Angelim-Pedra
É fácil de ser trabalhada e resulta em uma excelente peça quando trabalhada bem.
Esta madeira de cor castanho avermelhado pode ser utilizada em portas, venezianas, caixilhos, forros, lambris, vigas e caibros, possuindo uma alta durabilidade em relação a fungos e a cupins.
Eucalipto
Também conhecida como pinheiro ou pinheiro-americano
Madeira fácil de ser trabalhada. É fácil de desdobrar, aplainar, desenrolar, lixar, tornear, furar, fixar, colar e permite bom acabamento.
Tatajuba
É uma madeira fácil de se trabalhar com ferramentas manuais ou mecânicas.
É muito utilizada na carpintaria, dormentes, construção civil e naval e marcenaria, vigas, caibros, ripas, marcos de portas e janelas, rodapés, tábuas e tacos para assoalho, cruzetas, dormentes, construção naval, cabos de ferramentas,. lâminas decorativas, artigos de esporte, móveis, esquadrias, defensas.
Cupiuba (Peróba-do-Norte)
É muito utilizada nas construções externas e internas, assoalhos, molduras, acabamentos interiores, móveis, carrocerias e outros
Madeira castanho avermelhada, é fácil de ser trabalhada, sendo fácil de serrar, aplainar, tornear, parafusar e colagem. Mas não é adequada para fabricação de compensados, por apresentar rachaduras na tora.
Jatobá
É fácil de se trabalhar, podendo ser aplainada, colada, parafusada e pregada sem problemas.
Também conhecido como jataí, jataiba, jatobazinho entre diversos nomes, é considerada altamente resistente aos térmitas e fungos de podridão branca e parda. Podendo ser utilizada em vigas, caibros, assoalhos, cabos de ferramentas, peças torneadas, peças de decoração, assim como móveis de alto luxo.
Muiracatiara
É muito durável e fácil de ser trabalhada permitindo um excelente acabamento, recebendo pintura e verniz.
É utilizada para construção leve. Recomendada para fabricação de vigas, caibros, ripas, molduras, cordões, rodapés, caixilhos, marcos de porta, janelas, paredes divisórias, venezianas, forros, assoalho, tacos, painéis, lâminas faqueadas decorativas, móveis, objetos de adorno, puxadores, formas para calçados, barris, tonéis e implementos agrícolas.
Guajara
A madeira de Guajará ou Curupixá é fácil de ser trabalhada no torno e na broca, resultando em excelente acabamento.
Resistente ao tempo, a madeira guajará, tem excelente durabilidade, imune ao contaminação de pragas. Recebe muito bem aplicações de tintas ou de vernizes para acabamento.USOS Construção civil: portas, venezianas, caixilhos estrutural: ripas e partes secundárias de estruturas pontaletes, andaimes, fôrmas para concreto alta qualidade em móveis decorativos :decoração e adorno, artigos de esporte e brinquedos, lâminas decorativas, peças torneadas e molduras para quadros